Obras de Arte

PONTE SOBRE O RIO COMORO

INFORMAÇÃO

CLIENTE:
República Democrática de Timor Leste

SERVIÇOS:
Anteprojecto

INÍCIO:
2009

CONCLUSÃO:
2009

LOCALIZAÇÃO:
Díli, Timor Leste

DESCRIÇÃO

A presente obra integra-se num estudo efectuado para a construção de uma Via Rápida, em Díli, na zona de Comoro, permitindo uma nova ligação entre o Aeroporto e o centro da cidade.

A nova Via Rápida consistiria num conjunto viário com aproximadamente 2,5km sendo constituído por um conjunto de novos arruamentos, implantados, na sua maioria, sobre eixos viários existentes e cuja ligação com a rede viária actual seria efectuada por intermédio de rotundas. Para o atravessamento do Rio Comoro prevê-se a construção de uma Ponte, com cerca de 300m de extensão, composta por um tabuleiro contínuo, com 2 vãos extremos de 35m e 5 vãos intermédios de 46m. O perfil transversal previsto perfaz cerca de 21m, o que, de acordo com o tipo de estrutura e processo construtivo definido, conduziu a que se considerassem dois meios tabuleiros com 10,5m cada.

A solução estrutural adoptada para cada tabuleiro é a de laje vigada de secção mista aço-betão. Os pilares seriam em betão armado, com uma secção no fuste de envolvente exterior aproximadamente rectangular. Os encontros seriam do tipo maciço. Previam-se fundações indirectas em todos os apoios.